Ensino Médio
A fase final da nossa jornada se aproxima. O Ensino Médio chega para consolidar a trajetória dos nossos alunos que foi feita até agora. Neste momento, nossa maior preocupação é buscar construir, com nossos alunos, a compreensão do nosso papel ativo diante do mundo. Incentivar o autoconhecimento e a compreensão das possibilidades de transformação das nossas habilidades pessoais, a autonomia intelectual e a prática da consciência crítica.
Além da compreensão dos fundamentos científico, técnico, lógico dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática no ensino de cada disciplina, nosso principal compromisso é com o desenvolvimento socioafetivo dos nossos jovens e o incentivo à participação social ativa.
O Ensino Médio tem como objetivo, partir de suas finalidades:
O domínio básico da norma culta da Língua Portuguesa e o uso das diferentes linguagens: matemática, científica, etc. A instrução e a aplicação dos conceitos das várias áreas de conhecimento para a compreensão dos fenômenos naturais, dos processos históricos e geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas; a interpretação de dados e informações representados de diferentes formas, para enfrentar situações problema, segundo uma visão crítica com vistas à tomada de decisões e a organização de informações e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para a construção de argumentos consistentes.
Frequência às aulas
Visando o bom desempenho dos alunos, tanto de ensino fundamental quanto de ensino médio, a escola tem adotado um sistema que busca informar os pais e responsáveis das faltas em relação ao total de aulas dadas.
Esta prática está de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que regula a Educação do país, visto que todo estudante que não estiver presente em 75% das aulas está automaticamente reprovado, em qualquer nível de ensino, na rede pública ou particular.
Ainda que haja uma lei, a de n° 13.068, que obriga todas as escolas a comunicar o pai ou responsável legal pelo estudante de suas faltas, o Instituto Educacional Raphael Di Santo, há anos realiza o ato, pois crê que o avisar os pais das ausências dos filhos, no Colégio, é uma forma de inibir a evasão escolar, a repetência por faltas e, o primordial, manter uma relação mais achegada entre pais e a entidade escolar.
A notificação das ausências é importante para que os pais sintam a responsabilidade pela educação dos filhos e acompanhem o desempenho deles na escola. Os pais podem acompanhar o desempenho e frequência de seus filhos, no “Portal do Aluno”, o responsável deverá ter em mãos a Senha e o Login.
Caso não tenha recebido, entre em contato com nosso Colégio
pelo telefone (19) 3728-7700.
Normas Gerais do Colégio
1.1. É imprescindível o uso do uniforme completo para a entrada e permanência nas dependências do colégio.
1.2 O uniforme oficial é composto de camiseta, calça, bermuda e blusão de inverno nas versões masculino e feminino. Por motivos de segurança, o uso de tênis e calçados fechados é necessário para completar o mesmo.
1.3 O uso de calça jeans azul é permitido somente para os alunos do Ensino Médio. O uso de calça jeans que não seja da cor azul, com cós muito abaixo da cintura e rasgos não será permitido.
1.4 Não será autorizada a entrada/permanência de alunos nas dependências do colégio vestindo: shorts/bermudas muito acima do joelho, camisetas/blusas regatas, minissaia, decotes.
1.5 O uso de chinelos e calçados abertos, toucas, gorros, capuz, bonés, chapéus, peças do uniforme customizadas e qualquer outra peça que não faça parte do uniforme escolar oficial também será vetado.
1.6 Em dias mais frios, quando houver necessidade de usar peças adicionais para bloquear o frio, as mesmas devem ser colocadas por baixo do blusão oficial do uniforme.
Obs: A escola não se responsabiliza por uniformes perdidos, portanto, a máxima atenção e cuidado com eles. Pedimos também a gentileza de identificar (colocar o nome) no uniforme de seu filho(a) para não haver extravio.
2.1. O aluno deverá ter em mãos todo o material que será usado no decorrer das aulas durante o dia.
2.2 O aluno que esquecer material de alguma aula não poderá assisti-la, ficando com falta na matéria neste dia, voltando às outras aulas normalmente.
Atenção: Cada aluno é responsável pela custódia e guarda de seu material, a perda deste, não é de responsabilidade do Colégio.
2.3. Os objetos perdidos e achados nas dependências do Colégio ficarão na seção “Achados e Perdidos”, devendo o aluno sempre que perder algo, procurar por esta.
Atenção 1: O aluno terá 5 minutos de tolerância para entrar na primeira aula. Observação: Casos especiais devem ser tratados individualmente junto à Coordenação.
Atenção 2: O tempo máximo de permanência do aluno dentro do Colégio será de 15 minutos, após o sinal de encerramento da última aula.
3.1. Não será permitida ao aluno, salvo com autorização expressa da Coordenação, a saída antes do término do período. Nos casos em que o Serviço de Orientação julgar necessária, a dispensa somente será feita após comunicação aos responsáveis pelo aluno ou vice-versa. Independente do motivo, o aluno dispensado ficará com falta nas demais aulas em que se ausentar. Caso o aluno queira por motivos particulares sair antes do término do período, só mediante autorização por escrito dos pais e/ou responsáveis, ou através da presença deles.
3.2. Na troca de professores (de uma aula para a outra), o aluno deverá aguardar dentro da sala de aula a entrada do professor para solicitar a permissão para o uso de sanitário ou para tomar água. Durante a aula, não é permitido dirigir-se a nenhum setor do Colégio.
3.3. O aluno que perder qualquer aula a partir da 2ª será encaminhado ao serviço de Coordenação, que julgará o caso e comunicará aos responsáveis. A reincidência levará a Coordenação a impedir a entrada nas aulas seguintes e os responsáveis serão comunicados.
3.4. Após o intervalo, o aluno que não entrar em classe, por negligência, deverá o pai ser comunicado e, posteriormente, buscá-lo, ficando com falta nas demais aulas e caso os pais não possam vir buscá-lo, o aluno deverá ficar no Colégio.
3.5. Uma vez que o aluno entrou nas dependências do Colégio não pode mais sair, em hipótese alguma, salvo nas condições do item 3.2, portanto, não será permitido ao aluno que ligue para o responsável pedindo dispensa, neste caso incorrerá nas sanções dos itens 4.6 e 4.7 destas normas gerais.
4.1. Por se tratar de crime – Lei 11.343/2006, Artigo 33, é proibido portar ou fazer uso de substâncias ilícitas dentro das dependências do colégio sob pena de transferência compulsória.
4.2. É expressamente proibido fumar nas dependências do Colégio, sob pena de transferência compulsória – Lei Estadual 13.541 de 07/05/2009.
4.3. Justificar suas ausências às aulas quando solicitado.
4.4. Não portar material ou objeto que represente perigo a saúde, segurança e integridade física e moral sua ou outrem.
4.5. Todo e qualquer objeto estranho à sala de aula, que o aluno estiver portando, como: celular, calculadora, rádio de ouvido e outros, serão apreendidos e só devolvidos aos pais ou responsáveis. (Ressalvo o uso da Calculadora nas matérias autorizadas e solicitadas).
4.6. Não é permitido ao aluno assistir aulas em outra sala que não seja a sua.
4.7. O aluno que, por indisciplina, for colocado para fora da aula, não mais retornará às aulas subsequentes, ficando assim com falta nas demais matérias do dia. O pai ou responsável por ele terá que vir buscá-lo no Colégio e, caso os pais não possam vir buscá-lo, o aluno deverá ficar aguardando no Colégio.
4.8. Não é permitido usar o telefone da secretaria para ligações pessoais e recados. É terminantemente proibido o uso do telefone publico durante as aulas, este só poderá ser usado durante o intervalo, antes do sinal de entrada e depois do sinal de término das aulas. Se houver ocorrência de trotes, o telefone será desativado, e o culpado será penalizado.
4.9. É proibido que o aluno se dirija à secretaria durante o horário das aulas. Caso isto ocorra, será lançado no livro de ocorrências, recebendo advertência por escrito o aluno e o professor que permitiu sua saída da aula. Se o aluno se dirigir as dependências do colégio ou ao telefone em horário de aula, será aplicada a penalidade do Art. 83 do Regimento Escolar;
4.10. É terminantemente proibido namorar nas dependências do Colégio. Os alunos que forem surpreendidos beijando-se, abraçados, ou com qualquer outro tipo de “gracinha”, serão, imediatamente, advertidos e até suspensos das aulas, por um período de um (01) a três (03) dias, os pais serão chamados para reunião com a coordenação e orientação.
4.11. O professor, mediante a necessidade, faz a convocação por escrito para que o aluno frequente o Plantão de dúvidas.
4.12. O aluno tem por dever e obrigação tratar com respeito todos os funcionários do Colégio, independente da função, se porventura, ocorrer algum tipo de desacato ou desrespeito, o culpado será advertido e suspenso das demais aulas do dia.
4.13. Os alunos que, por qualquer motivo, chegarem as vias de fato, isto é, agredirem-se fisicamente ou verbalmente, serão punidos rigorosamente de um (01) a três (03) dias de suspensão, dependendo da gravidade, chegando até à expulsão, depois de deliberação do conselho. OBS: O aluno que for suspenso terá que apresentar trabalhos, solicitados pela Coordenação, das matérias que tiver nos dias da penalidade e deixará de ter direito até a 1 (um) ponto na média.
4.14. Todos os problemas de natureza didática, pedagógica ou disciplinar que o aluno apresentar, deverão ser apresentados à Coordenação e à Orientação.
A avaliação no Colégio não é um momento e, sim, um processo. Os instrumentos de avaliação utilizados em todas as áreas e níveis visam à verificação da aprendizagem de modo global e contínuo.
5.1. No decorrer de cada Trimestre, serão aplicados dois ou mais instrumentos de avaliação: verificação de conteúdos, provas objetivas, dissertativas ou mista, chamada oral ou provas unificadas.
5.2. O resultado das avaliações será sintetizado e registrado trimestralmente, em uma única nota, resultante da média aritmética das avaliações do período considerando a recuperação.
5.3. A média do trimestre será composta das notas de verificação de conteúdos que valerão 8,0 pontos e serão acrescidas por mais 2,0 pontos das tarefas de casas no decorrer do trimestre e da avaliação do trimestral. Poderá agregar a média do trimestre, pontos que não ultrapasse a 1 (um) referentes as atividades em sala, pesquisa, seminário, participação em aula, atividades do Estudo do Meio, chamada oral e o que mais o professor julgar necessário.
5.4. A escola adota a escala de valores de notas, de 0 (zero) a 10,0 (dez) graduada de cinco em cinco décimos, na seguinte conformidade:
I- de 0,0 a 5,5 – rendimento insatisfatório;
II- de 6,0 a 7,5 – rendimento satisfatório;
III- de 8,0 a 10,0 – rendimento plenamente satisfatório.
A média final do aluno em cada disciplina é resultante da média aritmética das notas trimestrais.
5.5 O aluno que faltar nas Verificações de Conteúdo, só poderá realizar as novas provas mediante atestado médico.
5.6. O aluno que faltar nas Avaliações trimestrais poderá fazer uma segunda chamada mediante o pagamento de uma taxa de R$ 50,00, por Avaliação perdida. Fica isento desta taxa aquele que apresentar atestado médico. Fica definido que na V.C. só com atestado médico. Alunos Faltosos: Informamos que os alunos somente terão direito de realizar a 2ª chamada de provas mediante atestado médico (conforme artigo 29, parágrafo 1, do Regimento Escolar) ou através de requerimento do responsável, mediante recolhimento da taxa junto ao Departamento Financeiro (conforme artigo 29, parágrafo 2 do Regimento Escolar). Caso o atestado ou o requerimento não seja entregue no prazo de 1 (um) dia após a falta do aluno, ele não poderá realizar a 2ª chamada, ficando com a nota zero.
5.7. A segunda chamada será marcada e agendada pela Coordenação, não será aceito atestado após a segunda chamada.
Atenção: Só há uma chance de segunda chamada, o aluno que perder esta não poderá fazer outra, ficando com zero na avaliação perdida. NÃO EXISTE CHAMADA DA CHAMADA, OU SEJA, TERCEIRA CHAMADA;
5.8. O Colégio não adiantará horário e dias de provas (Verificações de Conteúdos e Avaliações Trimestrais).
5.9. Plantão de Dúvidas: A escola desenvolve, durante todo o ano letivo, um trabalho de atendimento aos alunos através do Plantão de Dúvidas. Esse atendimento se destina aos alunos que, eventualmente, estejam com dificuldades pontuadas na resolução das atividades e exercícios. O Plantão de Dúvidas é realizado nas disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Química e Física.
6.1. O aluno tem o direito de retirar qualquer livro da biblioteca, ficando responsável pela guarda e conservação dele. O livro emprestado que for danificado deve ser imediatamente ressarcido ou reposto pelo aluno; será emitida nota e o responsável pelo aluno pagará juntamente com a mensalidade.
6.2. Se o livro retirado na biblioteca não for entregue na data estipulada, o aluno que o retirou pagará uma multa de R$ 5,00 por dia de atraso.
Obs. O aluno que estiver com livro atrasado fica impedido de retirar outro livro da biblioteca, até que se normalize com a devolução e pagamento da multa estipulada.
6.3. Se, ao usar a biblioteca para estudar ou fazer trabalhos, for constatado danos em algum objeto, riscos na parede, mesa, prateleiras, o responsável pelo dano terá que limpar imediatamente, no caso de não ser possível a limpeza, o objeto deve ser prontamente substituído.
6.4. O aluno, ao utilizar a biblioteca sem a presença do professor, deverá respeitar as orientações dadas pelo responsável, mantendo-se em silêncio. Caso as normas sejam desrespeitadas, o aluno poderá ser retirado do local pelo responsável ou pela Coordenação. Se houver necessidade do uso da biblioteca para trabalhos, esse horário deverá ser agendado com antecedência junto aos responsáveis.
OBS: O não cumprimento das normas gerais de conduta e comportamento acarretará aplicação de penalidades previstas no Regimento Escolar e Normas Internas. Todo e qualquer material danificado, de modo geral no Colégio, tais como, vidros e maçanetas quebradas, carteiras riscadas e rasgadas, paredes rabiscadas, enfim, todo e qualquer tipo de dano, o responsável ficará na obrigação de ressarcir imediatamente.
OBS2: As aulas são ministradas normalmente no mês de outubro, portanto nosso colégio não tem “semana do saco cheio”.
Já conhece nossa Metodologia de Ensino?
Quer saber mais sobre a campanha de matrículas e benefícios?
Basta preencher o formulário abaixo que entraremos em contato.
Se preferir, envie um WhatsApp para
(19) 99660-6664