NORMAS GERAIS DO COLÉGIO

  1. DO UNIFORME

1.1 É imprescindível o uso do uniforme completo para a entrada e permanência nas dependências do Colégio;

1.2 O uniforme oficial é composto de camiseta, calça, bermuda e blusão de inverno nas versões masculino e feminino. Por motivos de segurança, o uso de tênis e calçados fechados é necessário para completar o mesmo;

1.3 O uso de calça jeans azul é permitido somente para os alunos do Ensino Médio. O uso de calça jeans que não seja da cor azul, com cós muito abaixo da cintura e rasgos não será permitido;

1.4 Não será autorizada a entrada/permanência de alunos nas dependências do colégio vestindo: shorts/bermudas acima do joelho, camisetas/blusas regatas, minissaia e decotes;

1.5 O uso de chinelos e calçados abertos, toucas, gorros, capuz, bonés, chapéus, peças do uniforme customizadas e qualquer outra peça que não faça parte do uniforme escolar oficial também será vetado;

1.6 Em dias mais frios, quando houver necessidade de usar peças adicionais para bloquear o frio, as mesmas devem ser colocadas por baixo do blusão oficial do uniforme;

Obs: A escola não se responsabiliza por uniformes perdidos, portanto, a máxima atenção e cuidado com eles. Pedimos também a gentileza de identificar (colocar o nome) no uniforme de seu filho(a).

  1. DOS MATERIAIS

2.1. O aluno deverá ter em mãos todo o material que será usado no decorrer das aulas durante o dia;

2.2 O aluno que esquecer material de alguma aula, será registrada uma ocorrência e poderá não assisti-la, ficando com falta na matéria neste dia, voltando às outras aulas normalmente;

Atenção: Cada aluno é responsável pela custódia e guarda de seu material, a perda deste, não é de responsabilidade do Colégio.

2.3. Os objetos perdidos e achados nas dependências do Colégio ficarão na seção “Achados e Perdidos”, devendo o aluno sempre que perder algo, procurar por esta que se encontra junto a recepção do Colégio.

  1. DO HORÁRIO DAS AULAS

Atenção 1: O aluno terá 10 minutos de tolerância para entrar na primeira aula. Observação: Casos especiais devem ser tratados individualmente junto à Coordenação.

3.1. Não será permitida ao aluno, salvo com autorização expressa da Coordenação, a saída antes do término do período. Nos casos em que o Serviço de Orientação julgar necessária, a dispensa somente será feita após comunicação aos responsáveis pelo aluno ou vice-versa. Independente do motivo, o aluno dispensado ficará com falta nas demais aulas em que se ausentar. Caso o aluno queira por motivos particulares sair antes do término do período, só mediante autorização por escrito dos pais e/ou responsáveis, ou através da presença deles;

3.2. Na troca de professores (de uma aula para a outra), o aluno deverá aguardar dentro da sala de aula a entrada do professor para solicitar a permissão para o uso de sanitário ou para tomar água. Durante a aula, não é permitido dirigir-se a nenhum setor do Colégio;

3.3. O aluno só poderá entrar até a 2ª aula com atestado médico ou mediante a comunicação dos responsáveis juntamente com a Coordenação. O aluno só pode ter mensalmente 3 (três) atrasos;

3.4. Após o intervalo, o aluno que não entrar em classe, por negligência, deverá o responsável ser comunicado e, posteriormente, buscá-lo, ficando com falta nas demais aulas e caso os responsáveis não possam vir buscá-lo, o aluno deverá ficar no Colégio, realizando atividades;

3.5. Ressaltamos que em dias de aplicação de avaliação o aluno não poderá sair antes do término do período, uma vez que após as avaliações as aulas ocorrem normalmente. A ausência do aluno implicará em perda de conteúdo e o pedagógico será prejudicado, e será contabilizado faltas nas demais aulas;

3.6. Uma vez que o aluno entrou nas dependências do Colégio não pode mais sair, em hipótese alguma, salvo nas condições do item 3.2, portanto, não será permitido ao aluno que ligue para o responsável pedindo dispensa, neste caso incorrerá nas sanções dos itens 4.5 e 4.8 destas normas gerais. Toda e qualquer comunicação deve ser feita entre os responsáveis e a coordenação.

  1. DA DISCIPLINA

4.1. Por se tratar de crime – Lei 11.343/2006, Artigo 33, é proibido portar ou fazer uso de substâncias ilícitas dentro das dependências do Colégio sob pena de transferência compulsória;

4.2. É expressamente proibido fumar nas dependências do Colégio, sob pena de transferência compulsória –  Lei Estadual 13.541 de 07/05/2009;

4.3. Justificar suas ausências às aulas quando solicitado;

4.4. Não portar material ou objeto que represente perigo a saúde, segurança e integridade física e moral sua ou outrem;

4.5. Todo e qualquer objeto estranho à sala de aula, que o aluno estiver portando, como: celular, fone de ouvido e outros, serão retidos e só devolvidos aos pais ou responsáveis;

4.6. Não é permitido ao aluno assistir aulas em outra sala que não seja a sua;

4.7. O aluno que, por indisciplina, for colocado para fora da aula, poderá não mais retornar às aulas subsequentes, ficando assim com falta nas demais matérias do dia. O pai ou responsável por ele terá que vir buscá-lo no Colégio e, caso os pais não possam vir buscá-lo, o aluno deverá ficar aguardando no Colégio;

4.8. Não é permitido usar o telefone da secretaria para ligações pessoais e recados. É terminantemente proibido o uso do telefone durante as aulas, este só poderá ser usado durante o intervalo, antes do sinal de entrada e depois do sinal de término das aulas;

4.9. É proibido que o aluno se dirija à secretaria ou departamento de provas durante o horário das aulas. Caso isto ocorra, será lançada uma ocorrência no portal do aluno a ocorrência, recebendo advertência por escrito o aluno. Se o aluno se dirigir as dependências do Colégio ou ao telefone em horário de aula, será aplicada a penalidade;

4.10. É terminantemente proibido namorar nas dependências do Colégio. Os alunos que forem surpreendidos beijando-se, abraçados, ou com qualquer outro tipo de “gracinha”, serão, imediatamente, advertidos e até suspensos das aulas, por um período de um (01) a três (03) dias, os pais serão chamados para reunião com a coordenação e orientação;

4.11. O aluno tem por dever e obrigação tratar com respeito todos os funcionários do Colégio, independente da função, se porventura, ocorrer algum tipo de desacato ou desrespeito, ele será advertido e suspenso das demais aulas do dia;

4.12. Os alunos que, por qualquer motivo, chegarem as vias de fato, isto é, agredirem-se fisicamente ou verbalmente, serão punidos rigorosamente de um (01) a três (03) dias de suspensão, dependendo da gravidade, chegando até à transferência compulsória, depois de deliberação do conselho. OBS: O aluno que for suspenso terá que apresentar trabalhos, solicitados pela Coordenação, das matérias que tiver nos dias da penalidade;

4.13. Todos os problemas de natureza didática, pedagógica ou disciplinar que o aluno apresentar, deverão ser apresentados à Coordenação e à Orientação;

4.14. A Lei de Direitos Autorais (9.610/1998), prevê que a gravação de uma pessoa depende de sua autorização expressa, passivo de danos, sendo assim o aluno que fizer uso do celular para live e/ou publicar fotos, gravações e áudios dentro Colégio, sem prévia autorização, será punido rigorosamente de um (01) a três (03) dias de suspensão. Neste caso incorrerá na sanção do item 4.5.

 

  1. DAS AVALIAÇÕES

A avaliação no Colégio não é um momento e, sim, um processo. Os instrumentos de avaliação utilizados em todas as áreas e níveis visam à verificação da aprendizagem de modo global e contínuo.

5.1. No decorrer de cada Trimestre, serão aplicados três ou mais instrumentos de avaliação: verificação de conteúdos, provas objetivas, dissertativas ou mista, chamada oral, provas unificadas, entre outros;

5.2. Os resultados das avaliações serão sintetizados e registrados trimestralmente, em uma única pontuação, resultante da soma das avaliações do período, considerando a recuperação;

5.3. A escola adota a escala de valores de pontuação, de 0 (zero) a 30,0 (trinta), no primeiro trimestre e de 0 (zero) a 60,0 (sessenta), no segundo e no terceiro trimestre, graduada de cinco em cinco décimos, na seguinte conformidade:

No primeiro Trimestre:

I- de 0,0   a 17,5   – rendimento insatisfatório;

II- de 18   a 22,5   – rendimento satisfatório;

III- de 23   a 30,0  – rendimento plenamente satisfatório.

No segundo e no terceiro trimestre:

I- de  0,0   a  35,5   –  rendimento insatisfatório;

II- de  36   a  22,5   –  rendimento satisfatório;

III- de  46  a  60,0  – rendimento plenamente satisfatório.

A pontuação final do aluno em cada disciplina é resultante da soma das pontuações trimestrais.

5.4. Caso o aluno tenha rendimento insatisfatório, ele deverá fazer o processo de recuperação. As provas de recuperação acontecem no contraturno. A pontuação da recuperação substituiu a menor pontuação do trimestre.

5.5. O aluno que faltar nas Avaliações poderá fazer uma segunda chamada mediante o pagamento de uma taxa de R$ 80,00, por avaliação perdia. Fica isento desta taxa aquele que apresentar atestado médico. Fica definido que na V.C. só com atestado médico. Alunos Faltosos: Informamos que os alunos somente terão direito de realizar a 2ª chamada de provas mediante atestado médico (conforme artigo 29, parágrafo 1, do Regimento Escolar) ou através de requerimento do responsável, mediante recolhimento da taxa junto ao Departamento Financeiro. Caso o atestado ou o requerimento não seja entregue no prazo de 2 (dois) dias úteis após a falta do aluno, ele não poderá realizar a 2ª chamada, ficando sem nota;

5.6. A segunda chamada será marcada e agendada pela Coordenação, não será aceito atestado após a segunda chamada;

5.7. A avaliação substitutiva acontece no contraturno;

Atenção: Só há uma chance de segunda chamada, o aluno que perder esta não poderá fazer outra, ficando sem nota na avaliação perdida. NÃO EXISTE CHAMADA DA CHAMADA, OU SEJA, TERCEIRA CHAMADA;

5.8. O Colégio não adiantará horário e dia de provas;

5.9. O professor, mediante a necessidade, faz a convocação por escrito para que o aluno frequente o Plantão de Dúvidas;

5.10. Plantão de Dúvidas: A escola desenvolve, durante todo o ano letivo, um trabalho de atendimento aos alunos através do Plantão de Dúvidas. Esse atendimento se destina aos alunos que, eventualmente, estejam com dificuldades pontuadas na resolução das atividades e exercícios.

  1. DO USO DA BIBLIOTECA

6.1. O aluno tem o direito de retirar qualquer livro da biblioteca, ficando responsável pela guarda e conservação dele. O livro emprestado que for danificado deve ser imediatamente ressarcido ou reposto pelo aluno; será emitida nota e o responsável pelo aluno pagará juntamente ao Departamento Financeiro;

6.2. Se o livro retirado na biblioteca não for entregue na data estipulada, o aluno que o retirou pagará uma multa de R$ 5,00 por dia de atraso;

Obs. O aluno que estiver com livro atrasado fica impedido de retirar outro livro da biblioteca, até que se normalize com a devolução e pagamento da multa estipulada;

6.3. Se, ao usar a biblioteca para estudar ou fazer trabalhos, for constatado danos em algum objeto, riscos nas paredes, mesa, prateleiras, entre outros, o responsável pelo dano será notificado, no caso de não ser possível a limpeza, o objeto deve ser prontamente substituído;

6.4. O aluno, ao utilizar a biblioteca sem a presença do professor, deverá respeitar as orientações dadas pelo responsável, mantendo-se em silêncio. Caso as normas sejam desrespeitadas, o aluno poderá ser retirado do local pelo responsável ou pela Coordenação;

6.5. O uso da biblioteca para trabalhos em grupo e/ou estudo individual deverá ser agendado com 1 (um) dia de antecedência junto a Coordenação. Ressaltamos que em caso de descumprimento das normas de conduta e de disciplina o aluno será vetado de fazer novos agendamentos.

 

  1. DA COMUNICAÇÃO

7.1. Todos os avisos e comunicados são postados no Google Classroom ou enviados no e-mail cadastrado dos responsáveis; por isso, é de suma importância que esse e-mail esteja atualizado junto a secretaria do Colégio. Usamos também como forma de comunicação as redes sociais vinculadas ao Colégio;

7.2. Caso o aluno não esteja se sentindo bem (saúde) ou por qualquer outro motivo, o aluno deve procurar a equipe pedagógica que entrará em contato com os responsáveis. Lembrando que o aluno não pode usar o celular em sala de aula; por isso, é importante que ele contate a equipe pedagógica primeiramente. A responsabilidade de contatar os responsáveis durante a permanência do(a) aluno(a) nas dependências do Colégio é da gestão.